SINOPSE

É um documentário que tem a intenção de levar ao grande publico o que acontece realmente com o samba na atualidade, não esse samba fabricado para dar audiência, mas a dificuldade de cada artista de viver da sua arte, quer mostrar onde a arte nasce realmente, das mãos e da inspiração do seu criador, e se possível mostrar para essa nova geração um caminho para que esses talentos despontem e sobrevivam com dignidade de sua arte, seu maior patrimônio, preservando e dignificando assim uma historia que foi construída com muita luta por varias gerações passadas através de grandes sambistas que construíram uma rica obra e morreram pobres sem ver o seu samba se tornar um produto rentável. A verdadeira intenção deste projeto, é tornar o compositor do samba brasileiro tão grande quanto sua obra, como era o sonho dos grandes mestres Paulo da Portela e Candeia.

LBR Associados e flordelotus.net - 2007-2020© - webdesign: Luís Fernando Couto - All rights reserved

FICHA-TÉCNICA

 

Título Original:

“Contra Corrente”

Realizador: LBR

Produção: Bruno Bacellar

Distribuição: ___

Roteiro e Agumento: Bruno Bacellar e Luís Fernando Couto

Direção: Bruno Bacellar e Luís Fernando Couto

Edição: Luís Fernando Couto

Entrevistador: Bruno Bacellar

Entrevistas 2 e 3: Helcio Duarte e Silvana Sá

Logística: Bira da Vila e Tatianny Araújo

Música: Canto dos Escravos

Fotografia, Desenho de Produção e Efeitos Digitais: Luís Fernando Couto

 

Lançamento: Brasil

Ano: 2012

Site Oficial: contracorrente.net

Duração: 76 minutos

Género: Documentário

Classificação: Maiores de 12 anos

REALISE

 

O samba é considerado por muitos o principal ritmo musical brasileiro, ritmo esse que ao longo da nossa historia vem revelando gênios como Donga, João da Baiana, Noel Rosa, Geraldo pereira, Cartola, Candeia, Nelson Cavaquinho, Luis Carlos da Vila e tantos outros.

 

“Contra Corrente” é um documentário que une para um grande debate o universo acadêmico, jornalistas, radialistas, historiadores e principalmente sambistas de varias gerações que mantiveram e mantém essa chama acesa. Artistas que durante décadas alimentaram um mercado fonográfico que mesmo tendo lucros astronômicos teimou em tratar o Samba como sub produto. Produto esse que alimentou o mercado musical brasileiro por mais de um século e que agora com a crise deste mercado corre o risco de extinguir toda uma cultura que foi criada para a valorização do negro carioca e brasileiro por conta de um sistema que não tem nenhum investimento para que se preserve e revele efetivamente sambistas que continuam compondo sambas maravilhosos mas não tem a chance de mostrar e nem gravar a sua obra.

 

A principal intenção do documentário “Contra Corrente” é discutir essa industrialização do Samba que deixa o seu criador cada vez mais longe da sua criação, sim, pois o sambista da atualidade não tem mais a sua obra tocada nas rádios, não tem mais os grandes interpretes para gravar a sua obra e não pertence mais a ele a escola de samba que ele fundou para defender e preservar a sua cultura.

 

Mas o samba como sempre se reinventa, e é isso que queremos mostrar com esse projeto, um documentário que visa através do debate, mostrar um grupo de compositores que estão despontando pela qualidade de suas criações, mesmo longe da mídia institucional eles vem conquistando a atenção de multidões cada vez mais jovem, inclusive universitários através de seus sambas, apresentados nas rodas de sambas espalhadas pela cidade e pelo subúrbio carioca.

 

Um documentário que tem a intenção de levar ao grande publico o que acontece realmente com o samba na atualidade, não esse samba fabricado para dar audiência, mas a dificuldade de cada artista de viver da sua arte, quer mostrar onde a arte nasce realmente, das mãos e da inspiração do seu criador, e se possível mostrar para essa nova geração um caminho para que esses talentos despontem e sobrevivam com dignidade de sua arte, seu maior patrimônio, preservando e dignificando assim uma historia que foi construída com muita luta por varias gerações passadas através de grandes sambistas que construíram uma rica obra e morreram pobres sem ver o seu samba se tornar um produto rentável. A verdadeira intenção deste projeto, é tornar o compositor do samba brasileiro tão grande quanto sua obra, como era o sonho dos grandes mestres Paulo da Portela e Candeia.

COMENTÁRIOS

 

data: 31/1/2012

realname: Luny Duarte Ribeiro

Há um poema de Baudelaire que fala: "É preciso estar sempre embriagado". Aqui temos a dimensão da sensibilidade e do registro de uma história que necessita estar ao alcance da formação da cidadania como reconhecimento do progresso e da evolução das raízes de nossa nata cultura. Parabéns, tenho muito orgulho e satisfação de conhecer pessoas como vc(s). bjs e abraços fortes

 

data: 6/2/2012

realname: Kivia Amadei Gonçalves

Olá, me interessei pelo documentário, mas não encontrei nenhuma informação sobre onde estará disponível para assistir (se download, se cinema...). Acho uma ideia muito bacana escrever/filmar/estudar sobre esse produto brasileiro para o qual deveríamos dar mais valor!

 

data: 6/2/2012

realname: Liliam Assunção

Olá, gostaria de saber como faço para assistir os documentários citados na sua pagina flor de lotus....té mais?

 

data: 7/2/2012

realname: Adevanir Fumero

Estarei sempre pronto para qualquer tipo de luta pela preservação de nossos preciosos bens culturais.